Tel. 937788109

Custo chamada para a rede móvel nacional

Email. geral@executivegarage.pt

Avenida Araújo Silva 103 | Aveiro

GPS: 40.63508179999999, -8.6510868

Como e onde carregar a bateria de um carro elétrico?

quinta-feira, 28 de setembro de 2017
KBB
Primagama
KBB

São vários os processos e possibilidades de recarregamento da bateria de um carro elétrico. Os mais simples são em casa, por meio de uma vulgar tomada doméstica de 10A ou através de um sistema de carregamento específico, uma wallbox. No domínio público, em Portugal, existem mais de 500 postos de carregamento da rede MOBI.E espalhados pelo país. Está ainda em fase de testes em várias empresas o carregamento por indução, mais rápido e sem fios, que estará disponível dentro de três a quatro anos.

Carregar carro elétrico numa tomada doméstica

Apesar da existência de uma rede pública de postos de carregamento, é quase uma condição indispensável para quem seja proprietário de um veículo elétrico (EV) dispor de um espaço próprio onde possa carregar a bateria da viatura. Para quem mora num 4º andar sem garagem não é prático ter um carro elétrico. Existem exceções: há casos de pessoas que moram num rés-do-chão e, dispondo de uma tomada junto a uma janela, a usam para carregar a bateria do carro. Mas isto não constitui a regra.

Depois, com a maior energia disponível das baterias mais recentes, a autonomia dos EV cresceu. Em contrapartida, o tempo necessário para carregar as baterias também aumentou. Dois exemplos: a bateria de 17,6 kWh de um smart elétrico com 120 km de autonomia pode ser carregada em 6 horas numa tomada doméstica de 10A; já no caso da bateria de 41 kWh do novo Renault Zoe E.V. 40, com mais de 300 km de autonomia, o tempo de carga é de 25h - nada prático.

Wallbox para carregamento de carro elétrico

Assim, para quem tenha um veículo elétrico, é muito recomendável a aquisição de uma wallbox, um posto de carga doméstico que reduz bastante o tempo de carregamento. Para além dos fabricantes de viaturas elétricas, há outras empresas que fornecem e instalam wallboxes adequadas para cada tipo de carro e casa.

Postos de carregamento elétrico Mobi.E

Porém, mesmo para quem possa carregar o seu EV em casa, mais cedo ou mais tarde terá de recorrer aos mais de 500 postos/1250 pontos de carregamento da rede pública da Mobi.E, a entidade que centraliza a gestão da rede de fornecedores. Depois de um período de estagnação e retrocesso entre 2011 e 2015, a Mobi.E tem vindo a recuperar a rede que estava muito degradada e a instalar novos postos - não só normais (3,7 kWh), como semi-rápidos (22 kWh) e rápidos (43 kWh). Estes últimos, maioritariamente em áreas de serviço de autoestradas, carregam as baterias a 80% em 20-30 minutos (pode consultar a lista dos postos da Mobi.E. em www.mobie.pt/map).

Para utilizar a rede pública é necessária adquirir um cartão em www.mobie.pt, ainda que o carregamento em si permaneça gratuito. Estimava-se que passaria a ser pago em outubro, mas o prazo foi alargado mais alguns meses. O preço e as condições irão variar de acordo com o fornecedor selecionado.

Isto é o que existe atualmente. A médio prazo (estima-se que não antes de 2023), haverá baterias menos dispendiosas e com mais autonomia, bem como formas mais simples e rápidas de carregamento.


PORQUÊ A ExecutiveGarage?

FINANCIAMENTO EM 24HORAS

Oferecemos-lhe eficientes ferramentas de crédito com máxima rapidez e melhores taxas do mercado.

GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES

Em stock, a mais cuidada seleção de viaturas. Altos padrões de qualidade que lhe garantem soluções fiáveis.

GARANTIA ATÉ 24 MESES

Serviço de garantia eficiente que o acompanha, no periodo inicial de utilização do seu novo automovel.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO

Temos ao seu dispor uma oficina multimarcas onde pode contar com todos os serviços de que a sua viatura necessita.

Copyright © 2024 .
Todos os Direitos Reservados
Code and Design by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais