Tel. 937788109

Email. geral@executivegarage.pt

Avenida Araújo Silva 103 | Aveiro

GPS: 40.63508179999999, -8.6510868

O Outono chegou! 10 passos para preparar o seu carro para esta estação do ano!

segunda-feira, 27 de setembro de 2021
Executive Garage
Executive Garage
Executive Garage

Depois do verão, as mudanças de temperatura e as primeiras chuvas pedem uma condução mais atenta. O seu carro está pronto? E a sua condução?

1. Verifique os pneus

O pavimento fica frio e molhado no Outono, portanto é fundamental fazer a verificação dos pneus. A aderência e a capacidade de travagem dos mesmos dependem do seu bom estado. Os especialistas recomendam que o desgaste do piso do pneu não fique abaixo de 2 mm e em nenhum caso deve ser inferior a 1,6 mm, pois pode perder completamente a tração ao conduzir numa superfície molhada a 90 km/h. Além disso, é necessário verificar uma vez por mês se a pressão dos pneus está correta.

2. Proteja-se

Uma condução preventiva é essencial todo o ano e se ainda não a pratica, então o outono é a melhor altura para começar. Com as primeiras chuvas o piso torna-se mais escorregadio, e as folhas molhadas no chão ajudam a torná-lo muito mais propício a derrapagens e aquaplanagens. Modere a velocidade, aumente a distância de segurança e evite travagens bruscas para se proteger a si, quem estiver consigo no carro e os outros automobilistas

3. Certifique-se de que vê...

Os dias estão cada vez mais curtos, muitos começam com alguma nebulosidade ou nevoeiro logo pela manhã e estes por vezes estendem-se ao longo do dia. Estas condições, bem como a chuva, reduzem a luminosidade, por isso é importante que evite manobras com pouca visibilidade (cuidado especial com as ultrapassagens). Certifique-se também de que tem o para-brisas bem limpo (atenção ao líquido de limpeza) e desembaciado, troque as escovas do limpa-para-brisas e mantenha os retrovisores sempre ajustados ao seu campo de visão.

4. ...e é visto!

Da mesma forma, outros condutores podem não o ver bem, o que nos leva novamente à importância da condução defensiva. Vai precisar de ligar os médios com muito mais frequência do que no verão, dada a falta de luminosidade, e não se esqueça de sinalizar todas as suas manobras. Se andar de mota, é recomendável que use roupas coloridas e que circule no centro da via.

5. Boa visibilidade com a chuva

Os especialistas dizem que conduzir com os limpa para-brisas em mau estado reduz a visibilidade entre 20 e 30%. Devem ser substituídos uma vez por ano, e especialmente no Outono, uma vez que é normalmente a estação mais chuvosa. Os vidros devem estar sempre limpos, assim torna-se mais difícil que se embaciem e o aquecimento para as janelas é outra medida para evitar essa situação.

O Assistência na faixa de rodagem também é útil quando há pouca visibilidade, uma vez que avisa em caso de se desviar da rota e até faz pequenas correções na direção.

6. Duplicar a Segurança

Não é preciso chover para que o pavimento fique escorregadio, a humidade e as baixas temperatura típicas da estação podem fazer o mesmo. “Por esta razão, é preciso ter um cuidado extra ao conduzir nas zonas mais escuras, principalmente quando há curvas”, diz Jordi Gené.

Deve manter o dobro da distância de segurança em estradas molhadas. Além disso, é aconselhável tocar nos travões de vez em quando para secar a humidade das pastilhas e verificar sua eficácia.

7. Numa situação de aquaplanagem, esqueça os travões

No Outono, as chuvas costumam ser curtas e intensas, sendo a época do ano em que se corre o risco de sofrer com aquaplanagem. “Nessa situação, é muito importante não fazer força no travão até que as rodas voltem a ter contato com o pavimento e, assim depois corrija a sua direção com movimentos suaves do volante”, explica o piloto.

8. Aderência firme à roda quando está vento

O vento forte também pode ser um desafio quando se conduz na autoestrada. Reduza a velocidade e mantenha seguro o volante com um aperto firme ao ultrapassar camiões, pois devido ao screen effect, a direção da viatura pode desestabilizar a capacidade de direção do seu veículo.

9. Não há razão para não ligar os máximos.

Com a chegada dos dias mais curtos, há mais pessoas a conduzirem à noite. As luzes corretas são importantes, uma vez que 30% dos acidentes na Europa acontecem à noite.

São recomendadas em estradas interurbanas com pouca visibilidade desde que não haja nevoeiro, usar os máximos, mas “muitos condutores não as utilizam por medo de atrapalhar a visibilidade dos outros veículos em sentido contrário. É por isso que a assistência de máximos é muito útil”. Este sistema deteta a presença de veículos em ambas as direções e troca de máximos para médios automaticamente.

10. Leve o seu carro à revisão

Depois de um verão quente e várias centenas de quilómetros, o seu carro pode já estar a precisar de uma revisão. Além disso, com o frio, os pneus têm tendência a perder pressão, o que também reduz a aderência ao piso e aumenta o consumo. Controle o estado da bateria e assegure-se que se mantém seca e limpa. 


PORQUÊ A ExecutiveGarage?

FINANCIAMENTO EM 24HORAS

Oferecemos-lhe eficientes ferramentas de crédito com máxima rapidez e melhores taxas do mercado.

GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES

Em stock, a mais cuidada seleção de viaturas. Altos padrões de qualidade que lhe garantem soluções fiáveis.

GARANTIA ATÉ 24 MESES

Serviço de garantia eficiente que o acompanha, no periodo inicial de utilização do seu novo automovel.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO

Temos ao seu dispor uma oficina multimarcas onde pode contar com todos os serviços de que a sua viatura necessita.

Copyright © 2021 .
Todos os Direitos Reservados
Code and Design by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais