Tel. 937788109

Custo chamada para a rede móvel nacional

Email. geral@executivegarage.pt

Avenida Araújo Silva 103 | Aveiro

GPS: 40.63508179999999, -8.6510868

Ar condicionado – Do carregamento à substituição

quinta-feira, 31 de agosto de 2017
Euromaster
Primagama
Google

ar condicionado é um sistema relativamente simples, mas com uma enorme importância para o conforto e a segurança do condutor e dos passageiros. Neste artigo, vamos explicar como utilizar um sistema de ar condicionado, do carregamento de ar condicionado à sua substituição.

Atualmente, praticamente todos os carros já vêm com ar condicionado integrado. Este sistema é composto por uma ventoinha, um elemento de aquecimento, elementos de distribuição e um evaporador, para podermos aumentar ou reduzir a temperatura no interior do veículo. Além de aquecer ou arrefecer a temperatura, também seca o ar, evita o embaciamento e pode filtrar o ar, para um ar com melhor qualidade.

Como funciona

O ar condicionado funciona de uma forma relativamente simples. O ar do exterior entra e atravessa o filtro, passando pelo evaporador, depois pelo elemento de aquecimento e, finalmente, pelo sistema de distribuição de ar. Ao ligar o ar condicionado, o compressor é acionado para arrefecer o ar e extrair a humidade. Esse ar passa então para o elemento de aquecimento, responsável por ajustar e obter a temperatura selecionada no habitáculo. No entanto, em alguns modelos de ar condicionado a saída de temperatura e o evaporador são regulados automaticamente pelo controlador.

Uma boa forma de testar o bom funcionamento de um ar condicionado é ligar o motor e, em seguida, colocar o ar condicionado no máximo, tanto o frio como a ventoinha. Aproximadamente um minuto depois o ar deverá estar gélido, sem perda de potência. Acontece que, porque as ligações e tubagens de um sistema de ar condicionado são naturalmente ligeiramente porosas - ao longo do ano há uma perda natural de gás que ronda os 20% – e o desempenho pode não ser o ideal. Mas talvez só seja necessário carregar o ar condicionado!

Utilização

Dependendo da época do ano, verão ou inverno, o ar condicionado funciona de forma diferente. No verão, o seletor de temperatura é regulado para frio, a saída de calor é interrompida e a saída do evaporador é aumentada. Selecionar a circulação do ar no habitáculo arrefecerá o ar mais depressa, se for preciso. Por outro lado, no inverno, ligar o ar condicionado empurrará a água para fora do ar. Na verdade, o evaporador envia ar frio e ar quente em simultâneo e, ao passar pelo elemento de aquecimento, aquece. O resultado: vidros desembaciados, visibilidade perfeita, ar limpo e habitáculo à temperatura desejada.

Carregamento

carregamento de ar condicionado automóvel é outra tarefa que deve ser realizada com frequência para ajudar a prolongar o seu tempo de vida útil. Porém, carregar ar condicionado deve ser feito por uma oficina especializada ou pessoal conhecedor, não sendo recomendados os kits comercializados para recarregar e repor os níveis de gás, por serem perigosos.

Limpeza

A limpeza dos vidros do automóvel e a visibilidade são dois aspetos importantes. Mesmo que não goste ou não queira usar o ar condicionado do seu carro, deve ligá-lo regularmente para evitar ao máximo a condensação e embaciamento dos vidros, especialmente do limpa-para-brisas. Mas não só! Ligar regularmente o ar condicionado ajuda a minimizar danos nas juntas de borracha e vedantes, bem como a probabilidade de fugas. Faça-o todas as semanas, pelo menos durante alguns minutos. Um ar condicionado operacional e limpo impedirá que se instalem reações alérgicas, tosse, dor de garganta e outros sintomas incómodos devido à presença de microorganismos recolhidos pelo evaporador.

Manutenção

A manutenção de um ar condicionado varia de modelo para modelo, contudo, em média, deve ser alvo de uma revisão anual, enquanto um carregamento de ar condicionado auto deve ser efetuado a cada dois anos. Em termos de carregamento de ar condicionado/preço, opte por um serviço que inclua tratamento antibacteriano, afinal a sua saúde e a sua segurança são o mais importante.


PORQUÊ A ExecutiveGarage?

FINANCIAMENTO EM 24HORAS

Oferecemos-lhe eficientes ferramentas de crédito com máxima rapidez e melhores taxas do mercado.

GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES

Em stock, a mais cuidada seleção de viaturas. Altos padrões de qualidade que lhe garantem soluções fiáveis.

GARANTIA ATÉ 24 MESES

Serviço de garantia eficiente que o acompanha, no periodo inicial de utilização do seu novo automovel.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO

Temos ao seu dispor uma oficina multimarcas onde pode contar com todos os serviços de que a sua viatura necessita.

Copyright © 2024 .
Todos os Direitos Reservados
Code and Design by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais