Tel. 937788109

Email. geral@executivegarage.pt

Rua de São João, nº49, | Verdemilho

GPS: 40.59947000, -8.62885000

Ar condicionado – Do carregamento à substituição

quinta-feira, 31 de agosto de 2017
Euromaster
Primagama
Google

ar condicionado é um sistema relativamente simples, mas com uma enorme importância para o conforto e a segurança do condutor e dos passageiros. Neste artigo, vamos explicar como utilizar um sistema de ar condicionado, do carregamento de ar condicionado à sua substituição.

Atualmente, praticamente todos os carros já vêm com ar condicionado integrado. Este sistema é composto por uma ventoinha, um elemento de aquecimento, elementos de distribuição e um evaporador, para podermos aumentar ou reduzir a temperatura no interior do veículo. Além de aquecer ou arrefecer a temperatura, também seca o ar, evita o embaciamento e pode filtrar o ar, para um ar com melhor qualidade.

Como funciona

O ar condicionado funciona de uma forma relativamente simples. O ar do exterior entra e atravessa o filtro, passando pelo evaporador, depois pelo elemento de aquecimento e, finalmente, pelo sistema de distribuição de ar. Ao ligar o ar condicionado, o compressor é acionado para arrefecer o ar e extrair a humidade. Esse ar passa então para o elemento de aquecimento, responsável por ajustar e obter a temperatura selecionada no habitáculo. No entanto, em alguns modelos de ar condicionado a saída de temperatura e o evaporador são regulados automaticamente pelo controlador.

Uma boa forma de testar o bom funcionamento de um ar condicionado é ligar o motor e, em seguida, colocar o ar condicionado no máximo, tanto o frio como a ventoinha. Aproximadamente um minuto depois o ar deverá estar gélido, sem perda de potência. Acontece que, porque as ligações e tubagens de um sistema de ar condicionado são naturalmente ligeiramente porosas - ao longo do ano há uma perda natural de gás que ronda os 20% – e o desempenho pode não ser o ideal. Mas talvez só seja necessário carregar o ar condicionado!

Utilização

Dependendo da época do ano, verão ou inverno, o ar condicionado funciona de forma diferente. No verão, o seletor de temperatura é regulado para frio, a saída de calor é interrompida e a saída do evaporador é aumentada. Selecionar a circulação do ar no habitáculo arrefecerá o ar mais depressa, se for preciso. Por outro lado, no inverno, ligar o ar condicionado empurrará a água para fora do ar. Na verdade, o evaporador envia ar frio e ar quente em simultâneo e, ao passar pelo elemento de aquecimento, aquece. O resultado: vidros desembaciados, visibilidade perfeita, ar limpo e habitáculo à temperatura desejada.

Carregamento

carregamento de ar condicionado automóvel é outra tarefa que deve ser realizada com frequência para ajudar a prolongar o seu tempo de vida útil. Porém, carregar ar condicionado deve ser feito por uma oficina especializada ou pessoal conhecedor, não sendo recomendados os kits comercializados para recarregar e repor os níveis de gás, por serem perigosos.

Limpeza

A limpeza dos vidros do automóvel e a visibilidade são dois aspetos importantes. Mesmo que não goste ou não queira usar o ar condicionado do seu carro, deve ligá-lo regularmente para evitar ao máximo a condensação e embaciamento dos vidros, especialmente do limpa-para-brisas. Mas não só! Ligar regularmente o ar condicionado ajuda a minimizar danos nas juntas de borracha e vedantes, bem como a probabilidade de fugas. Faça-o todas as semanas, pelo menos durante alguns minutos. Um ar condicionado operacional e limpo impedirá que se instalem reações alérgicas, tosse, dor de garganta e outros sintomas incómodos devido à presença de microorganismos recolhidos pelo evaporador.

Manutenção

A manutenção de um ar condicionado varia de modelo para modelo, contudo, em média, deve ser alvo de uma revisão anual, enquanto um carregamento de ar condicionado auto deve ser efetuado a cada dois anos. Em termos de carregamento de ar condicionado/preço, opte por um serviço que inclua tratamento antibacteriano, afinal a sua saúde e a sua segurança são o mais importante.


PORQUÊ A Executive Garage?

FINANCIAMENTO EM 24HORAS

Oferecemos-lhe eficientes ferramentas de crédito com máxima rapidez e melhores taxas do mercado.

GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES

Em stock, a mais cuidada seleção de viaturas. Altos padrões de qualidade que lhe garantem soluções fiáveis.

GARANTIA ATÉ 24 MESES

Serviço de garantia eficiente que o acompanha, no periodo inicial de utilização do seu novo automovel.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO

Temos ao seu dispor uma oficina multimarcas onde pode contar com todos os serviços de que a sua viatura necessita.

Copyright © 2020 executivegarage.pt.
Todos os Direitos Reservados
Code and Design by Webhouse.pt
NOVIDADES EM 1ª MÃO Receba em 1ª mão, todas as novidades de stock que temos para lhe oferecer. Todos os seus direitos de privacidade e anti-spam serão protegidos.
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais