Tel. 937788109

Custo chamada para a rede móvel nacional

Email. geral@executivegarage.pt

Avenida Araújo Silva 103 | Aveiro

GPS: 40.63508179999999, -8.6510868

Correia de distribuição - Quando mudar?

sexta-feira, 26 de julho de 2019
PKE
Garage Executive
PKE

Correia de distribuição: O que precisa saber

A correia de distribuição é um dos componentes mecânicos mais importantes na grande maioria dos automóveis, onde a manutenção e a respetiva mudança é essencial para que o motor do seu automóvel funcione de forma adequada. Existem automóveis com corrente de distribuição metálica e outros com correia (dentada) em borracha, e é em relação a estes últimos que iremos elucidar os leitores sobre o que é, para que serve, e quando deve ser mudado.

Este componente é sem sombra de dúvidas, uma das peças mais importantes para o funcionamento do motor, já que tem como principal tarefa a sincronização de todos os componentes que permitem que este trabalhe corretamente, sejam eles os êmbolos e o seu movimento, seja às válvulas e noutros casos até mesmo a bomba de água. O equilíbrio e sincronização de todos estes componentes só funcionam com a respetiva correia de distribuição.

Olhando mais em pormenor para a correia, esta é fabricada em borracha, não só pela resistência que possuiu como permite um baixo nível de ruído quando se encontra em movimento.

A correia trabalha com uma polie fundamental para o seu correto funcionamento, onde além deste, existe também um tensor cuja sua função é criar a tensão necessária na correia de forma a manter o seu alinhamento.

Por fim como referenciámos, em muitos automóveis também existe um terceiro componente que trabalha com a correia de distribuição, ou seja, a bomba de água. A função desta é fazer circular todo o líquido de arrefecimento pelo motor.

Manutenção da Correia de distribuição

Quando se muda a correia de distribuição é aconselhável mudar também a bomba de água (e o próprio tensor), mesmo sabendo que poderá estar a funcionar corretamente, pois pelo valor da mesma e longevidade possível, poderá poupar dinheiro senão tiver que pagar a mão-de-obra mais tarde só para mudar esse componente.

É importante frisar que as correias de distribuição devem ser substituídas de acordo com os prazos e recomendações do fabricante automóvel.

Estes prazos para a mudança deste componente variam de marca para marca, e até mesmo em vários modelos do mesmo fabricante.

Muitos aconselham a substituição ao fim 5 anos ou 100.000 kms, outros ao fim de 10 anos ou se o automóvel tiver percorrido uma distância de 240.000 kms. Ou seja conforme o que fizer primeiro, se percorrer poucos quilómetros terá que a substituir pela idade, e vice-versa.

A correta montagem da correia é essencial não só para o bom funcionamento da mesma, como pelo desgaste que esta irá ter durante o período de utilização. Mesmo depois de ter instalado o kit de distribuição, convém de tempos a tempos (se possível) verificar o estado da mesma, a fim de detetar se o desgaste desta não é anormal.

Problemas na correia de distribuição

Os problemas poderão ser facilmente detectáveis, e podem ser tão diferenciados como: desgaste excessivo, cortes na correia, resíduos de óleo ou outros. Se forem detetados a tempo poderão poupar-lhe muitas centenas de euros.

Se por acaso acontecer uma falha catastrófica neste componente, como a correia partir por exemplo, o motor irá sofrer consequências muito graves.

Esta anomalia danifica as válvulas, empena as árvores de cames, sendo isto causado pela dessincronização entre a correia de distribuição e o próprio motor.

Mesmos os fabricantes que usam correntes metálicas de distribuição, podem sofrer de uma falha do mesmo tipo, ainda que estes casos sejam menos frequentes.

Este sistema tem a vantagem de não necessitar de manutenção, e são poucos os casos em que são substituídos. Contudo a sua maior desvantagem em alguns casos, é provocar um maior ruído de funcionamento.

Existem inúmeras marcas no mercado de peças que fabricam e comercializam as peças que compõem o kit da correia de distribuição, e a grande maioria já oferece packs com tudo incluindo, como a correia mais a bomba de água, tensor e polie.

Para uma correta substituição da correia de distribuição e respetivos componentes aconselhamos que visite a nossa oficina.


PORQUÊ A ExecutiveGarage?

FINANCIAMENTO EM 24HORAS

Oferecemos-lhe eficientes ferramentas de crédito com máxima rapidez e melhores taxas do mercado.

GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES

Em stock, a mais cuidada seleção de viaturas. Altos padrões de qualidade que lhe garantem soluções fiáveis.

GARANTIA ATÉ 24 MESES

Serviço de garantia eficiente que o acompanha, no periodo inicial de utilização do seu novo automovel.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO

Temos ao seu dispor uma oficina multimarcas onde pode contar com todos os serviços de que a sua viatura necessita.

Copyright © 2024 .
Todos os Direitos Reservados
Code and Design by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais