Tel. 937788109

Custo chamada para a rede móvel nacional

Email. geral@executivegarage.pt

Avenida Araújo Silva 103 | Aveiro

GPS: 40.63508179999999, -8.6510868

Saiba qual a pressão ideal para os pneus do seu carro

segunda-feira, 03 de julho de 2017
Euromaster
Primagama
Euromaster

Já deve ter reparado que a pressão dos pneus tem uma influência direta no comportamento do seu automóvel. Se a quantidade de ar existente no pneu diferir do intervalo de valores recomendado pelo fabricante, poderá verificar um impacto indesejado na condução e nos gastos de manutenção do veículo.

O excesso de ar no pneu diminui a aderência à estrada, comprometendo o desempenho do automóvel em situações inesperadas e acelerando o desgaste do pneu. Por outro lado, usar uma pressão demasiado baixa é arriscado em contextos que impliquem travagens ou mudanças de direção repentinas, já que estende as distâncias de travagem e favorece as condições de aquaplanagem, reduzindo a sua segurança e a vida útil do pneu.

Sabia que uma pressão 20% abaixo da aconselhada significa menos 20% de durabilidade do pneu? São muitos quilómetros a menos.

Sendo assim, o ideal para qualquer caso é ter a pressão de ar dos pneus adequada às características do veículo. Ganhará segurança, reduzirá custos de manutenção e poupará combustível.

Siga os valores recomendados

Mas, afinal, como saber quais os valores ideais para qualquer carro? É bastante simples. Toda a informação consta do manual do proprietário do veículo, especificada pelo próprio fabricante.

Na maior parte dos automóveis, os dados também se encontram num adesivo colado na parte interna de uma das portas da frente ou da tampa do combustível. Existem, ainda, tabelas de pressão de pneus que combinam o modelo do carro e o tipo de pneus para achar os valores indicados para cada caso.

Na informação acessível ao condutor, são apresentados valores máximos e mínimos para os pneus dianteiros e traseiros. Deverá, por isso, ler corretamente a etiqueta para adaptar a pressão dos pneus às circunstâncias em que circula, nomeadamente à carga, à quantidade de passageiros e à velocidade. Esse cuidado deve incluir, ainda, uma consulta do flanco dos pneus, que indica a pressão máxima suportada.

Avalie a pressão mensalmente

É aconselhável, pelo menos, uma verificação mensal do estado dos pneus, incluindo o sobresselente; bem como antes de uma viagem mais longa. Só estará dispensado dessa tarefa se o seu carro já estiver equipado com o Sistema de Monitorização de Pressão dos Pneus (TPMS), que controla os valores e comunica eventuais desvios por via eletrónica. Aí, sim, deve inteirar-se da situação.

Deverá verificar a pressão sempre em frio (até 4 quilómetros percorridos nas últimas 2 horas), pois os pneus quentes podem afetar a leitura. Se, porventura, precisar mesmo de fazê-lo depois de vários quilómetros na estrada, deve acrescentar 0,3 bar à pressão recomendada. Logo que possível, reavalie a situação já com os pneus frios.

Mesmo em condições favoráveis, os pneus estão sempre a perder ar. Chegam a libertar, por mês, cerca de 0,69 bar ou 1 libra-força por polegada quadrada. A perda de pressão poderá, ainda, ser acelerada por válvulas em mau estado ou sem tampões, ou por defeitos na roda metálica. Qualquer dúvida contacte-nos pelos números 234 31 60 70 ou 937 78 81 10.


PORQUÊ A ExecutiveGarage?

FINANCIAMENTO EM 24HORAS

Oferecemos-lhe eficientes ferramentas de crédito com máxima rapidez e melhores taxas do mercado.

GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES

Em stock, a mais cuidada seleção de viaturas. Altos padrões de qualidade que lhe garantem soluções fiáveis.

GARANTIA ATÉ 24 MESES

Serviço de garantia eficiente que o acompanha, no periodo inicial de utilização do seu novo automovel.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO

Temos ao seu dispor uma oficina multimarcas onde pode contar com todos os serviços de que a sua viatura necessita.

Copyright © 2024 .
Todos os Direitos Reservados
Code and Design by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais