Tel. 937788109

Custo chamada para a rede móvel nacional

Email. geral@executivegarage.pt

Avenida Araújo Silva 103 | Aveiro

GPS: 40.63508179999999, -8.6510868

Quais as vantagens das caixas automáticas?

terça-feira, 18 de abril de 2017
Motor24
Primagama
Motor24

Há cada vez mais pessoas a optar por caixas automáticas. Vencido o velho preconceito de que as caixas automáticas são lentas ou de que o condutor gosta de ser ele a meter as mudanças, há uma série de caixas de velocidades, de vários tipos, todas com vantagens e desvantagens. Mas em comum todas partilham de um valor intrínseco, permitem maior eficiência nos consumos e oferecem maior conforto de utilização, especialmente no pára-arranca do trânsito da cidade. Aqui explicamos cinco tipos básicos de caixas de velocidades, e quais são as vantagens e desvantagens de cada uma.

Caixa de velocidades manual: O tipo mais comum nas nossas estradas, a típica caixa com comando H necessita de um pedal da embraiagem para trocar de mudança. Vantagens: Melhor controlo do uso da potência da motor, consumos reduzidos. Desvantagens: Desgaste progressivo da embraiagem, necessidade de tirar mão direita do volante.

Manual automatizada/robotizada: Mecanicamente, é uma caixa manual, mas o pedal da embraiagem desaparece, substituído por uma embraiagem eletrónica, enquanto o comando da caixa passa a ser sequencial, em vez de em H. Pode ser encontrada em carros como o Peugeot 108, mas também em desportivos como o Ferrari 355 F1, onde era atuada através de patilhas no volante. Vantagens: Função automática com custo reduzido, fisicamente menos cansativo. Desvantagens: Troca de mudança demasiado lenta.

Caixa automática tradicional: Antes um pesadelo para controlar, a caixa automática evoluiu bastante graças à eletrónica, ficando mais suave, crescendo de três ou quatro para oito velocidades. Muitas caixas automáticas têm modo manual selecionável, mas são melhores para quem não quer perder tempo com a embraiagem. Vantagens: Facilidade de aprendizagem e utilização. Desvantagens: Preço alto, consumos mais elevados.

Caixa de variação contínua (CVT): Nesta transmissão automática, a construção da caixa permite manter, teoricamente, o motor sempre na rotação ideal, tornando o uso do carro mais eficiente. Muitas marcas japonesas preferem este sistema de caixa automática. Algumas têm mudanças pré-selecionadas para uso manual. Vantagens: Melhor consumo que uma automática normal. Desvantagens: Recuperações lentas, maior consumo de óleo.

Caixa de dupla embraiagem: Fácil e divertida de usar tanto em modo manual como automático. Um controlo eletrónico permite pré-selecionar a mudança seguinte, pelo que nunca fica e ponto morto. O Grupo VW, a Renault e a Hyundai usam este sistema, também disponível com patilhas no volante. Vantagens: Troca rápida de mudanças, baixo consumo. Desvantagens: Menos eficaz a travar com o motor em modo automático.

 


PORQUÊ A ExecutiveGarage?

FINANCIAMENTO EM 24HORAS

Oferecemos-lhe eficientes ferramentas de crédito com máxima rapidez e melhores taxas do mercado.

GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES

Em stock, a mais cuidada seleção de viaturas. Altos padrões de qualidade que lhe garantem soluções fiáveis.

GARANTIA ATÉ 24 MESES

Serviço de garantia eficiente que o acompanha, no periodo inicial de utilização do seu novo automovel.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO

Temos ao seu dispor uma oficina multimarcas onde pode contar com todos os serviços de que a sua viatura necessita.

Copyright © 2024 .
Todos os Direitos Reservados
Code and Design by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais