Tel. 937788109

Custo chamada para a rede móvel nacional

Email. geral@executivegarage.pt

Avenida Araújo Silva 103 | Aveiro

GPS: 40.63508179999999, -8.6510868

Poupe combustível: Não siga estes mitos!

segunda-feira, 12 de agosto de 2019
Motor24
Garage Executive
Motor24

Por certo que já ouviu dizer que um carro de caixa manual a rodar em ponto morto não gasta combustível. Parece lógico: afinal, se não há aceleração e se o carro vai ‘desengatado’, não consome. Mas isso está errado.

Este é apenas um dos muitos mitos que vão passando de condutor em condutor no que diz respeito à poupança de combustível e que não correspondem totalmente à verdade. Neste artigo, vamos tratar de desmistificar de forma simples alguns dos mitos que rodeiam as ideias de poupança de combustível para que não os faça na estrada, acreditando estar a poupar quando, na verdade, está a gastar mais.

Uma ‘gazada’ antes de desligar o motor: Há quem advogue que é importante dar uma última aceleradela antes de desligar o carro. Errado! Os carros modernos entendem isso como uma forma de injetar mais combustível na mistura de combustão, além de que o combustível não utilizado fica por ‘queimar’ no interior dos cilindros.

Rotações baixas em mudanças altas: É comum pensar-se que é mais benéfico andar com o motor em mudanças altas (quinta e sexta) com as rotações muito baixas, mas dessa forma o binário necessário para o correto funcionamento do motor tende a não ser atingido, esforçando ainda mais o bloco para repor o ritmo. Ou seja, mais consumo e, adicionalmente, mais esforço para o motor. Andar com as rotações acima das 1.500 rpm é mais útil e interessante para uma condução desafogada.

Esticar as mudanças: Há quem goste de levar o ponteiro das rotações ao limitador porque quer mais velocidade e há quem 'arraste' a mudança por descuido ou preguiça. Isso só vai aumentar o consumo. A faixa ideal de passagem de relação na grande maioria dos carros situa-se em redor das 2.000 rpm, pelo que, no máximo, vá até às 2.500 rpm-3.000 rpm.

Ponto morto: Ao contrário do que seria de supor, andar com um veículo em ponto morto não poupa combustível. Nos carros modernos, com sistemas de injeção eletrónica, é enviado ainda mais combustível para a mistura quando deteta uma diminuição das rotações (afinal, o veículo passa para um regime de ralenti). No ‘entendimento’ do sistema de gestão eletrónica do veículo, é entendido como um sinal de que o motor está a desligar-se, pelo que tenta contrapor com mais combustível. Além disso, sem ter o auxílio do travão-motor em descidas, vai estar a desgastar ainda mais os travões quando os acionar.

 


PORQUÊ A ExecutiveGarage?

FINANCIAMENTO EM 24HORAS

Oferecemos-lhe eficientes ferramentas de crédito com máxima rapidez e melhores taxas do mercado.

GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES

Em stock, a mais cuidada seleção de viaturas. Altos padrões de qualidade que lhe garantem soluções fiáveis.

GARANTIA ATÉ 24 MESES

Serviço de garantia eficiente que o acompanha, no periodo inicial de utilização do seu novo automovel.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO

Temos ao seu dispor uma oficina multimarcas onde pode contar com todos os serviços de que a sua viatura necessita.

Copyright © 2024 .
Todos os Direitos Reservados
Code and Design by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais