Tel. 937788109

Email. geral@executivegarage.pt

Avenida Araújo Silva 103 | Aveiro

GPS: 40.63508179999999, -8.6510868

Multas de estacionamento. Quanto custam e como as contestar?

sexta-feira, 22 de outubro de 2021
ACP
Executive Garage
Razão automóvel

Os tipos de multas

No total, existem sete tipos de multas de estacionamento, sendo que apenas duas delas podem levar à perda de pontos na carta de condução e à inibição de condução: a multa por estacionamento em lugares reservados a deficientes e a multa pelo estacionamento numa passadeira.

No caso da primeira, o Código da Estrada é muito claro: é proibido estacionar em locais identificados como estacionamento reservado a pessoas com deficiência que condicione a mobilidade. Quem o fizer incorre numa coima entre 60 e 300 euros, na perda de dois pontos na carta e na sanção acessória de inibição de conduzir de 1 a 12 meses.

Já no caso da multa de estacionamento numa passadeira, esta aplica-se sempre que o condutor estacionar ou parar a menos de 5 metros antes de uma passagem assinalada para a travessia de peões. Quanto às sanções, essas são exatamente as mesmas: coima de 60 a 300 euros, perda de dois pontos na carta e inibição de conduzir de 1 a 12 meses.

As multas que não custam pontos mas levam a uma coima entre 60 e 300 euros são as seguintes:

  • Estacionamento no passeio, impedindo passagem de peões;
  • Estacionamento em lugares reservados a determinado tipo de veículos mediante sinalização;
  • Estacionamento que condicione acessos: é proibido estacionar em locais por onde se faça o acesso de pessoas ou veículos a garagens, parques, lugares de estacionamento ou propriedades;
  • Estacionamento fora das localidades: é proibido parar ou estacionar na faixa de rodagem, a menos de 50 metros para um e outro lado de cruzamentos, curvas, rotundas, entroncamentos, ou lombas de visibilidade reduzida. Caso tal aconteça de noite, a multa sobe para um valor entre os 250 e os 1250 euros.

Por fim, há ainda outras multas de estacionamento cuja coima vai dos 30 aos 150 euros.

Como contestar

No total, os condutores têm 15 dias úteis para contestar uma multa de estacionamento. Se a notificação for enviada por correio, o prazo inicia um dia (se for recebida pelo próprio) ou três dias (se for recebida por outro) após a assinatura do aviso da carta registada.

Já se for carta simples, a contagem tem início cinco dias depois da chegada da carta à caixa do correio, com a data a ser indicada pelo carteiro no envelope.

Para fazer a contestação, o condutor deve pagar a multa a título de depósito no prazo de 48 horas e enviar uma carta endereçada à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Caso seja dada razão ao condutor ou se a resposta não chegar em dois anos, é possível fazer um pedido de reembolso.

E se não pagar?

Caso se falhe o pagamento da multa, as consequências dependem do tipo de contraordenação e podem ir desde o agravamento do valor da coima até à apreensão efetiva da carta de condução ou do veículo, passando pela apreensão provisória da carta de condução ou do Documento Único Automóvel (DUA).


PORQUÊ A ExecutiveGarage?

FINANCIAMENTO EM 24HORAS

Oferecemos-lhe eficientes ferramentas de crédito com máxima rapidez e melhores taxas do mercado.

GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES

Em stock, a mais cuidada seleção de viaturas. Altos padrões de qualidade que lhe garantem soluções fiáveis.

GARANTIA ATÉ 24 MESES

Serviço de garantia eficiente que o acompanha, no periodo inicial de utilização do seu novo automovel.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO

Temos ao seu dispor uma oficina multimarcas onde pode contar com todos os serviços de que a sua viatura necessita.

Copyright © 2021 .
Todos os Direitos Reservados
Code and Design by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais