Tel. 937788109

Custo chamada para a rede móvel nacional

Email. geral@executivegarage.pt

Avenida Araújo Silva 103 | Aveiro

GPS: 40.63508179999999, -8.6510868

Prepare o seu carro para o Inverno. 5 dicas a ter em conta!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020
Compra Segura
Executive Garage
OiCanada

Com a aproximação do Inverno, chega o frio, a chuva e a neve: elementos extremamente perigosos para a condução. Saiba como preparar o carro para o Inverno.

Não são só os seres humanos que se têm que adaptar às diferenças climáticas. Os carros também requerem algumas protecções adicionais quando os meses ficam mais frios e mais chuvosos. Sabia disso?

Com a chegada da estação mais fria, os cuidados devem ser redobrados, pois cada elemento da natureza proporciona um efeito e condicionante diferentes no seu automóvel.

Com as temperaturas mais baixas, a borracha dos pneus tarda bastante mais tempo a atingir a temperatura ideal de funcionamento, logo as condições de aderência não são tão boas, como num piso mais quente. Também com o frio há o risco de alguns líquidos refrigerantes do seu carro congelarem (caso não sejam tomados os devidos cuidados) e isso afetar o funcionamento mecânico de vários componentes, podendo danificar seriamente o seu automóvel.

Com o Inverno, chega também a chuva e com a estrada molhada existe menos superfície do pneu em contacto com o alcatrão, diminuindo drasticamente os níveis de aderência.

Em alguns locais no nosso país, onde o frio é mais extremo, durante o Inverno, assitimos a fortes e intensos nevões. A neve é um dos elementos mais perigosos com que um condutor se pode deparar. Trata-se de uma superfície extremamente escorregadia e impede que o pneu entre em contacto com o asfalto, tornando incontrolável qualquer manobra que tente realizar.

Como preparar o carro para o inverno? Anote 5 dicas.

1. Avalie o estado da bateria

Alguns componentes como a bateria, por exemplo, têm maiores dificuldades em trabalhar sob climas mais frios. Como as baterias criam energia baseada em reacções químicas, e todas as reacções químicas são influenciadas pela temperatura, durante o Inverno a energia disponível não é tanta.

Como a energia fornecida pela bateria é menor, o carro pode ter mais dificuldades em ligar e ninguém gosta de ficar apeado e sem ar condicionado, com temperaturas quase negativas lá fora.

Caso a sua bateria já tenha mais de 5 anos, deve pensar em substituí-la antes do Inverno. Caso seja recente, deve procurar fazer um teste de potência. Caso a leitura da potência debitada seja inferior a 12V, significa que a sua bateria não está a funcionar em perfeitas condições e deve ser mudada.

2. Verifique o estado dos pneus

Os pneus são o único componente do veículo em contacto com a estrada e, como tal, têm de estar em bom estado e preparados para as constantes variações de velocidade e de condições climatéricas.

Comece por verificar o piso. O limite legal para que um pneu possa circular é de 1,6mm. No entanto, um pneu com 3mm de piso precisa de practicamente mais 20% de espaço para conseguir travar em segurança.

Os sulcos de um pneu novo têm entre 8 a 9mm de profundidade e, para garantir que circula em máxima segurança, deve certificar-se que, a cada Inverno, os seus pneus estão practicamente novos. Aconselhamos a que nunca deixe que os seus pneus tenham piso inferior a 4mm, sensivelmente metade do piso inicial.

Ter pneus novos não significa que não terá na mesma de ter cuidados redobrados a conduzir no Inverno. Em caso de emergência, eles serão os seus maiores aliados.

3. Mude as escovas do pára-brisas

As escovas do pára-brisas são um dos elementos do carro sujeitos a maior desgaste durante o ano. Expostas constantemente ao intenso calor, fruto da exposição solar no Verão, ou ao frio intenso, durante o Inverno, este componente é fabricado de borracha e plástico, materiais com prazos de validade e altamente influenciados pelas condições climáticas.

Para uma máxima eficiência a retirar água do seu pára-brisas, as escovas devem ser mudadas todos os anos, antes do início do Inverno.

4. Confira o estado das luzes

Quase tão importante como conseguir ver bem, é conseguir ser visto pelos demais condutores. Sob condições de chuva torrencial, as luzes de presença e de nevoeiro são um dos principais aliados dos condutores para conseguirem visualizar o tráfego à sua frente.

Verificar o estado das luzes deve, aliás, ser uma tarefa regular e não deve apenas constar na lista de afazeres para preparar o carro para o Inverno.

5. Substitua o líquido anti-congelante

Durante o Inverno, é extremamente importante que o sistema de refrigeração do seu automóvel não seja alimentado por água, mas sim por um líquido anti-congelante.

Se utilizar água, e caso o seu carro esteja exposto a temperaturas negativas, esta corre o risco de congelar, não arrefecendo o motor nos momentos iniciais, podendo provocar danos bastante sérios no “coração” do seu carro.

Os líquidos anti-congelantes aguentam facilmente temperaturas até -20ºC e garantirão que o seu motor esteja sempre a funcionar dentro do regime ideal de temperaturas. Mas para que funcione na perfeição, eles devem ser mudados todos os anos, garantindo que não perde quaisquer propriedades durante os ciclos de utilização.


PORQUÊ A ExecutiveGarage?

FINANCIAMENTO EM 24HORAS

Oferecemos-lhe eficientes ferramentas de crédito com máxima rapidez e melhores taxas do mercado.

GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES

Em stock, a mais cuidada seleção de viaturas. Altos padrões de qualidade que lhe garantem soluções fiáveis.

GARANTIA ATÉ 24 MESES

Serviço de garantia eficiente que o acompanha, no periodo inicial de utilização do seu novo automovel.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO

Temos ao seu dispor uma oficina multimarcas onde pode contar com todos os serviços de que a sua viatura necessita.

Copyright © 2024 .
Todos os Direitos Reservados
Code and Design by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais