Tel. 937788109

Email. geral@executivegarage.pt

Avenida Araújo Silva 103 | Aveiro

GPS: 40.59947000, -8.62885000

Portugal no Top 5 da quota de elétricos na Europa

quinta-feira, 15 de outubro de 2020
Razão automóvel
Executive Garage
Razão automóvel

O mercado automóvel português tem a 5ª maior quota de elétricos na Europa. Os números são de um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente.

Os dados são de um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E) recentemente divulgado pela associação ambientalista Zero e dão conta que o mercado automóvel português conta com a 5ª maior quota de modelos 100% elétricos.

Na primeira metade deste (conturbado) ano, os automóveis elétricos corresponderam a cerca de 6% das vendas em Portugal.

Para encontrarmos quotas de mercado superiores temos de “viajar” até à Noruega (onde os modelos elétricos correspondem a 48% do total das vendas); aos Países Baixos (com 9,2%, a quota mais elevada na UE); à Suécia (7,3% de quota) e à França (6,3%).

Quanto à quota de mercado dos veículos híbridos plug-in em Portugal, também eles contemplados neste estudo, esta fixa-se nos 5,8%. Tendo isto em conta, nos primeiros seis meses de 2020, os automóveis plug-in (100% elétricos e híbridos plug-in) contabilizaram cerca de 11% de quota de mercado.

Aliás, entre os países da União Europeia, o mercado português conta com a 3ª maior quota de mercado de híbridos plug-in, sendo apenas ultrapassado pela Suécia (cerca de 19%) e Finlândia (12,4%). Mas é, mais uma vez, a Noruega que detém a maior quota de mercado, 20%.

O sucesso podia ser ainda maior

De acordo com o estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente, estes resultados são o reflexo de dois fatores: a existência de uma tributação favorável e uma boa implantação de infraestrutura de carregamento.

Como exemplo da influência destes fatores o estudo dá a… Noruega, é claro. Afinal de contas, naquele país os automóveis elétricos e híbridos plug-in corresponderam a 2/3 das vendas totais (68%) no primeiro semestre de 2020.

Já no que diz respeito ao caso do mercado automóvel português, a Zero considera que “a oferta limitada de postos de carregamento tem condicionado negativamente a compra de veículos totalmente elétricos por parte dos condutores, sendo de momento um obstáculo importante ao aumento desejado de vendas destes automóveis”.

Tendência crescente?

Ainda de acordo com este estudo, existem alguns indicadores que permitem prever que a tendência de crescimento da quota de mercado dos automóveis elétricos e híbridos plug-in se deverá manter no segundo semestre do ano.

Por exemplo, em julho, na Suécia, estes alcançaram uma quota de mercado de 29%, na Holanda de 16% e na Alemanha de 9%.


PORQUÊ A Executive Garage?

FINANCIAMENTO EM 24HORAS

Oferecemos-lhe eficientes ferramentas de crédito com máxima rapidez e melhores taxas do mercado.

GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES

Em stock, a mais cuidada seleção de viaturas. Altos padrões de qualidade que lhe garantem soluções fiáveis.

GARANTIA ATÉ 24 MESES

Serviço de garantia eficiente que o acompanha, no periodo inicial de utilização do seu novo automovel.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO

Temos ao seu dispor uma oficina multimarcas onde pode contar com todos os serviços de que a sua viatura necessita.

Copyright © 2020 executivegarage.pt.
Todos os Direitos Reservados
Code and Design by Webhouse.pt
NOVIDADES EM 1ª MÃO Receba em 1ª mão, todas as novidades de stock que temos para lhe oferecer. Todos os seus direitos de privacidade e anti-spam serão protegidos.
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais