Tel. 937788109

Custo chamada para a rede móvel nacional

Email. geral@executivegarage.pt

Avenida Araújo Silva 103 | Aveiro

GPS: 40.63508179999999, -8.6510868

O pneu furou? Veja como usar um kit de emergência.

terça-feira, 08 de outubro de 2019
Standvirtual
Garage Executive
Google

Como reparar um pneu furado com um kit de emergência?

O pneu suplente ainda é uma opção, embora seja cada vez menos vulgar. Cada vez mais as marcas estão a optar por kits reparadores de pneus, mais práticos, menos volumosos, e que lhe permitem circular mais quilómetros.

Antigamente, quando tinha um pneu furado não havia outra solução. Parava o carro, colocava os quatros piscas, ia à mala e toca a “sacar” do macaco e ter o trabalho de trocar de pneu. Porém, hoje em dia não é necessário, não sendo sequer aprendizagem obrigatória durante o processo de tirar a carta de condução.

Embora o pneu suplente seja ainda uma opção (e até mais duradoura), pode conseguir opções mais práticas e baratas para conseguir ainda andar uns quilómetros sem ter de esforçar-se muito por isso. São os chamados kits reparadores de pneus ou “kits” de emergência.

As vantagens residem na facilidade com que repara um pneu e no preço que terá de desembolsar para ter um destes. Porém, a grande desvantagem é o facto de ser uma solução temporária, com autonomia para poucos quilómetros.

Antes de mais, caso note que tem um pneu furado, deve imediatamente ligar os quatro piscas e tentar parar o carro em segurança (se possível na margem da estrada ou auto-estrada).

Deve, também, colocar o colete de segurança antes de sair do carro e, posteriormente, o triângulo sinalizador de perigo a trinta metros do veículo. Só depois deve, então, proceder à reparação do pneu.

Dependendo da situação, pode optar entre três estilos diferentes de kits de emergência. Porém, qualquer uma é uma solução temporária, sendo que, em todos os casos, só deve ser usada em furos pequenos e nunca quando o pneu estiver bastante danificado.

Além disso, é importante realçar que, uma vez que se trata de uma solução temporária, não deve circular mais do 20 km/h após a reparação e sempre a uma velocidade moderada (abaixo dos 80 km/h em auto-estrada e 50 km/h em outras situações).

Versão low-cost: a bomba anti-punção

As bombas anti-furo são extremamente baratas. Porém, sendo uma versão “low-cost”, são as que exigem um maior cuidado. Portanto, se na maior parte das situações é aconselhável circular abaixo dos 80km/h em auto-estrada e dos 50 km/h noutras situações, neste caso é completamente mandatário.

A distância recomendada de 20 km/h após a reparação passa a ser, novamente, uma quase obrigação, em vez de uma precaução.

Relativamente à forma de utilizar, primeiro retira-se o objeto que perfurou o pneu e, se possível, deixa-se o ar sair. Posteriormente, coloca-se a bomba na válvula e insere-se todo o conteúdo (uma espuma reparadora) no pneu. Automaticamente, vai reparar o furo e encher instantaneamente o pneu. Por questões de segurança, use luvas para evitar irritações na pele.

Kit com compressor

O kit compressor é uma alternativa mais viável do que a bomba reparadora. Composto por uma garrafa com um líquido vedante e um compressor, tem várias formas de funcionamento. Portanto, é importante estar atento às instruções do kit. Mas, normalmente, depois de retirar o que causou o furo, liga-se o recipiente à válvula do pneu e o compressor ao isqueiro do carro.

Ao ligar o motor, está automaticamente a ligar o compressor que, por sua vez, vai reparando o furo e enchendo o pneu até que este atinja a pressão normal.

O único senão está no facto de ter de comprar uma nova garrafa vedante cada vez que utiliza esta solução. Quando ao compressor, este pode continuar a ser usado.

Por outro lado, uma das grandes vantagens reside em poder utilizar o kit compressor não só para pneus, como também em colchões ou bolas de futebol.

Os kits compressores variam de preço e costumam resolver furos até 6mm de diâmetro. 

Kit reparador de pneus

É sem dúvida a opção que dá mais trabalho. Exige força e destreza e é usado em pneus sem câmara de ar. Porém, ainda assim, é menos custoso do que trocar um pneu. Pode, também, ser compatível com o compressor ou a botija de ar.

Primeiro retire o prego ou objeto que causou o furo. Depois, com a broca, arredonde o furo e introduza o remendo que vem com o kit. Corte o que sobrar do remendo e encha o pneu ou com o spray de ar comprimido ou com o compressor.

Esta é uma solução mais do que viável e, talvez, a única que dê para ultrapassar os 50 km/h ou 80 km/h e os 20 quilómetros de autonomia em segurança depois de reparar o pneu furado. Até porque esta é uma das formas usadas pelos mecânicos.

 


PORQUÊ A ExecutiveGarage?

FINANCIAMENTO EM 24HORAS

Oferecemos-lhe eficientes ferramentas de crédito com máxima rapidez e melhores taxas do mercado.

GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES

Em stock, a mais cuidada seleção de viaturas. Altos padrões de qualidade que lhe garantem soluções fiáveis.

GARANTIA ATÉ 24 MESES

Serviço de garantia eficiente que o acompanha, no periodo inicial de utilização do seu novo automovel.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO

Temos ao seu dispor uma oficina multimarcas onde pode contar com todos os serviços de que a sua viatura necessita.

Copyright © 2024 .
Todos os Direitos Reservados
Code and Design by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais