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Saiba como preservar a vida do seu Turbo

quinta-feira, 03 de outubro de 2019
Razão Automóvel
Garage Executive
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Se pretende prolongar a vida útil do motor do seu veículo de forma eficiente, sugerimos que, primeiramente, compreenda a relevância deste componente e de seguida, tome nota às nossas recomendações para o manter operacional no motor do seu carro.

O desenvolvimento de um turbocompressor foi projectado para assegurar o mesmo tempo útil que um motor. Contudo, o mesmo nem sempre se verifica e muitas das suas causas estão directamente relacionadas com os hábitos e estilos de condução.

Desta forma, é necessário garantir a durabilidade do turbo do carro, através de uma utilização cuidada e responsável.

Avarias acontecem e o turbo do carro não é isento delas. Porém, sempre que uma marca recebe um veículo com problemas e avarias no turbo, imputa, geralmente, as culpas ao utilizador.

Assim sendo, fique a conhecer 5 dicas para cuidar do turbo do carro e obtenha algumas noções sobre como este componente é essencial para a distribuição correta de potência nos motores.

1. Deixe o motor aquecer

Este conselho aplica-se a qualquer motor, mas os equipados com turbo são particularmente sensíveis a este fator. Como sabes, para poder funcionar de forma ideal, o motor tem de estar a trabalhar a uma determinada temperatura que permite que todas as peças se possam mover dentro sem esforço nem excesso de atritos.

E não pense que basta olhar para o manómetro da temperatura do líquido de refrigeração e esperar até que indique que está à temperatura ideal. É que graças ao termostato, o líquido de refrigeração e o bloco de motor aquecem mais depressa do que o óleo, e este último é o mais importante para a saúde do turbo, pois assegura a sua lubrificação.

Assim, o nosso conselho é que depois de o líquido de refrigeração atingir a temperatura ideal espere mais uns minutos até “puxar” devidamente pelo carro e aproveitar todo o potencial da turbina.

2. Não desligue logo o motor

Este conselho aplica-se àqueles que têm carros um pouco mais antigos com motor turbo. É que se os motores modernos garantem que o sistema de alimentação de óleo não se desliga imediatamente após se desligar o motor, os mais antigos não contam com essas “modernices”.

O óleo para além de lubrificar o turbo ajuda a arrefecer os seus componentes. Se desligar logo o motor o arrefecimento do turbo vai ficar a cargo da temperatura ambiente.

Para além disso corre o risco de o turbo ainda estar a rodar (algo que acontece por inércia), o que pode levar ao desgaste prematuro do turbo. Por exemplo, depois de um troço de condução mais desportiva ou de uma tirada longa em autoestrada na qual decidiu ultrapassar meio mundo e obrigou a turbina do turbo a um esforço prolongado e intensivo, não desligue logo o carro, deixe-o a trabalhar mais um minuto ou dois.

3. Não ande demasiado devagar com mudanças altas

Uma vez mais este conselho aplica-se a todo o tipo de motores, mas os que estão equipados com turbo sofrem um pouco mais. É que sempre que acelera a fundo com uma mudança alta num motor turbo, coloca demasiado stress no turbo.

O ideal nesses casos em que circula devagar e precisa de acelerar é que recorra à caixa de velocidade, aumentando a rotação e o binário e reduzindo o esforço a que sujeita o turbo.

4. Use gasolina… da boa

Use gasolina com a octanagem indicada pelo fabricante. É verdade que a maioria dos motores modernos podem usar tanto gasolina de 95 como de 98 octanas, mas há exceções.

Informe-se que tipo de gasolina é que o seu carro usa. Se for de 98 octanas não seja forreta. A fiabilidade do turbo até pode não ser afetada, mas o risco de auto-ignição (knocking ou bater de bielas) pode danificar seriamente o motor.

5. Esteja atento ao nível de óleo

Os turbos e o óleo têm uma relação de grande proximidade. Esta deve-se ao facto de o turbo necessitar de bastante lubrificação dadas as rotações que alcança.

Ora, se o nível de óleo do motor estiver baixo (e não estamos a falar de estar abaixo do indicado na vareta) o turbo pode não ser lubrificado de forma correta. Mas atenção, óleo a mais também faz mal! Por isso não ateste para lá do limite máximo, pois pode ir parar óleo ao turbo ou à admissão.

Para além destes conselhos deve ainda assegurar uma manutenção adequada do seu carro, fazendo as revisões a tempo e horas e utilizando os óleos recomendados.

Para qualquer informação adicional, contacte-nos!


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