Tel. 937788109

Custo chamada para a rede móvel nacional

Email. geral@executivegarage.pt

Avenida Araújo Silva 103 | Aveiro

GPS: 40.63508179999999, -8.6510868

Carros obrigados a ter sistema eCall a partir de 1 de abril

segunda-feira, 02 de abril de 2018
Automonitor
Primagama
Automonitor

A decisão aprovada, em 2013, pela União Europeia entrou em vigor desde dia 1 de abril: todos os veículos novos vendidos a partir dessa data têm de vir obrigatoriamente equipados com o eCall, sistema de chamadas de emergência. 

O sistema eCall tem que estar obrigatoriamente instalado em todos os novos modelos de veículos ligeiros de passageiros e comerciais à venda na União Europeia desde 1 de abril de 2018. Em Portugal os centros operacionais nacionais do 112 já estão prontos desde novembro do ano passado para receber chamadas eCall.

Estes sistemas contam com chamada de urgência e assistência geolocalizada, que permitem o envio imediato dos serviços de emergência ou de assistência técnica para o local onde tenha ocorrido um acidente, ou um incidente mecânico, ganhando um tempo que pode ser crítico nos casos mais dramáticos.

De acordo com os dados geridos pelas instituições comunitárias, a presença do eCall em todo o parque automóvel poderia reduzir em 10% as vítimas mortais envolvidas em acidentes de trânsito. Esta mesma norma garante a privacidade dos dados dos utilizadores deste serviço, sendo apenas transmitidos em caso de acidente ou problema técnico, os dados essenciais para localizar e identificar o veículo e informação do número de ocupantes.

Os sistemas eCall ativam-se em caso de indisposição do condutoracidente ou avaria mecânica. Ao ativar o botão «SOS», o veículo é de imediato colocado eletronicamente em contato com uma plataforma de assistência, onde um operador telefónico fala com o condutor e, levando em conta dados como a localização da viatura e a gravidade dos feridos, ele avisa imediatamente os serviços de emergência competentes. A chamada de urgência também é ativada de forma automática se os airbags dispararem. Caso não haja resposta por parte dos ocupantes do veículo, a plataforma de assistência alerta de imediato os serviços de urgência (112).

Em caso de avaria, pode recorrer-se à chamada de assistência localizada. Funciona de um modo similar ao da chamada de emergência, ativando-se através de um botão com o logótipo da marca. Neste caso é enviada aos serviços de assistência mecânica uma mensagem com a localização via GPS do veículo, podendo-se reparar a viatura no local ou levá-la ao reparador oficial mais próximo.


PORQUÊ A ExecutiveGarage?

FINANCIAMENTO EM 24HORAS

Oferecemos-lhe eficientes ferramentas de crédito com máxima rapidez e melhores taxas do mercado.

GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES

Em stock, a mais cuidada seleção de viaturas. Altos padrões de qualidade que lhe garantem soluções fiáveis.

GARANTIA ATÉ 24 MESES

Serviço de garantia eficiente que o acompanha, no periodo inicial de utilização do seu novo automovel.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO

Temos ao seu dispor uma oficina multimarcas onde pode contar com todos os serviços de que a sua viatura necessita.

Copyright © 2024 .
Todos os Direitos Reservados
Code and Design by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais