A decisão aprovada, em 2013, pela União Europeia entrou em vigor desde dia 1 de abril: todos os veículos novos vendidos a partir dessa data têm de vir obrigatoriamente equipados com o eCall, sistema de chamadas de emergência.
O sistema eCall tem que estar obrigatoriamente instalado em todos os novos modelos de veículos ligeiros de passageiros e comerciais à venda na União Europeia desde 1 de abril de 2018. Em Portugal os centros operacionais nacionais do 112 já estão prontos desde novembro do ano passado para receber chamadas eCall.
Estes sistemas contam com chamada de urgência e assistência geolocalizada, que permitem o envio imediato dos serviços de emergência ou de assistência técnica para o local onde tenha ocorrido um acidente, ou um incidente mecânico, ganhando um tempo que pode ser crítico nos casos mais dramáticos.
De acordo com os dados geridos pelas instituições comunitárias, a presença do eCall em todo o parque automóvel poderia reduzir em 10% as vítimas mortais envolvidas em acidentes de trânsito. Esta mesma norma garante a privacidade dos dados dos utilizadores deste serviço, sendo apenas transmitidos em caso de acidente ou problema técnico, os dados essenciais para localizar e identificar o veículo e informação do número de ocupantes.
Os sistemas eCall ativam-se em caso de indisposição do condutor, acidente ou avaria mecânica. Ao ativar o botão «SOS», o veículo é de imediato colocado eletronicamente em contato com uma plataforma de assistência, onde um operador telefónico fala com o condutor e, levando em conta dados como a localização da viatura e a gravidade dos feridos, ele avisa imediatamente os serviços de emergência competentes. A chamada de urgência também é ativada de forma automática se os airbags dispararem. Caso não haja resposta por parte dos ocupantes do veículo, a plataforma de assistência alerta de imediato os serviços de urgência (112).
Em caso de avaria, pode recorrer-se à chamada de assistência localizada. Funciona de um modo similar ao da chamada de emergência, ativando-se através de um botão com o logótipo da marca. Neste caso é enviada aos serviços de assistência mecânica uma mensagem com a localização via GPS do veículo, podendo-se reparar a viatura no local ou levá-la ao reparador oficial mais próximo.
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